Arquivos PinusLetter

Retrospectiva 2008/2016

 


Nessa página estamos lhes trazendo uma consolidação da maior parte de nosso esforço redacional e de criação entre os anos de 2008 até 2016, oferecendo-lhes a oportunidade de recordar sobre nossas seções mais relevantes acerca dos Pinus e de outras espécies florestais publicadas através de 48 edições dessa newsletter, que é produzida e distribuída em mídia digital. Em função disso, acreditamos que estaremos facilitando as suas pesquisas para localização de temas que estejam interessados em ler ou pesquisar acerca do Pinus, Araucaria, e outras espécies, bem como dos benefícios trazidos pelo cultivo de suas florestas e utilizações de seus produtos.

Cada uma das edições da PinusLetter está organizada em seções, algumas que se repetem e outras variadas que surgem na forma de textos, tutoriais, revisões ou coletâneas. Além disso, temos a cada edição um "Artigo Técnico" de fundo, escrito por Celso Foelkel ou Ester Foelkel, na forma de uma revisão ampla e sempre buscando o máximo de aplicabilidade. Os "Artigos Técnicos" têm coberto uma interessante variedade de títulos, desde aspectos silviculturais, de melhoramento genético, de ambiência e de utilizações e aplicações dos produtos originados dos Pinus.

As seções "Referências de Eventos e de Cursos" - "Pinus-Links" - "Pragas e Doenças dos Pinus" - "Contribuições dos Leitores" ocorrem alternadamente conforme as edições. Nelas, procuramos lhes apresentar textos, artigos, websites interessantes a serem navegados, literaturas, palestras, materiais didáticos de cursos, proceedings de eventos, fotos, fluxogramas, figuras, tabelas, vídeos, filmes, etc., a maioria relacionada aos Pinus e a outras coníferas. Algumas dessas seções não são colocadas de forma aberta nessa retrospectiva, pois são bastante genéricas. Para se acessar as mesmas há que se navegar em cada uma das edições da PinusLetter ou usar o mecanismo de busca do website. Elas só aparecem abertas e discriminadas em situações mais específicas, onde exista um tema central que possa servir de alicerce para toda a seção – em geral, isso acontece mais na seção "Pragas e Doenças dos Pinus", e eventualmente, na seção "Contribuições dos Leitores", quando um leitor ou autor específico esteja sendo homenageado através de uma seleção de suas contribuições técnicas ao setor e ao Pinus ou outras coníferas de valor comercial.

Além dessas seções, temos uma seção ampla e eclética denominada "Referências Técnicas da Literatura Virtual", que tem seu conteúdo variando a cada edição, algumas vezes homenageando os "Grandes Autores sobre o Pinus" e outras vezes lhes oferecendo "Artigos, Teses e Dissertações sobre o Pinus" publicados por universidades ou instituições relevantes de pesquisa e estudos a nível mundial. Em 2014, essa seção passou a ter uma variação, que foi criada para a garimpagem em revistas técnicas ou em alguma instituição relevante e que tenha relações com a geração de conhecimentos sobre o Pinus. Ela oferece seleções de artigos, textos, palestras ou vídeos e foi denominada de  "Garimpando Conhecimentos sobre o Pinus".

Uma seção de sucesso vem sendo aquela em que convidamos algumas personalidades do setor para lhes escrever algo sobre o Pinus ou outras coníferas. Isso ocorre na seção "Com a Palavra os Grandes Autores sobre o Pinus..." Esperamos que apreciem essa forma de trazer ainda mais novidades e inclusive pedimos que nos sugiram nomes de pessoas para serem convidadas a escrever algo para nós.

Uma seção que sempre tem interessado muitos de nossos leitores costuma ser "As Coníferas Ibero-Americanas", orientada a introduzir as espécies de Pinus e outras coníferas que vêm sendo plantadas comercialmente no Brasil, outros países da América Latina e Península Ibérica, regiões onde se concentram nossos leitores. Foram inúmeras as espécies de Pinus e outras interessantes coníferas que tiveram detalhadas descrições morfológicas, taxonômicas e cujas principais características e utilizações lhes foram mostradas. Como praticamente já apresentamos todas as coníferas de valor comercial para as regiões da Ibéria e da América Latina, decidimos ampliar o escopo sobre esse tema e criamos a seção "Espécies de Importância Florestal para a Ibero-América". Essa nova seção eventualmente se alternará com a antiga, caso venhamos a apresentar alguma outra conífera, já que essa nova seção se destina a lhes trazer espécies de folhosas e de algumas monocotiledôneas.

Em função das dificuldades que o cultivo do Pinus vem enfrentando no Brasil, seja em redução de áreas plantadas ou em problemas de qualidade ambiental ou em seus produtos, temos uma seção especial denominada "Problemas e Desafios para o Pinus" que tem como missão debater esses temas relevantes.

A partir de 2013, foram criadas mais algumas seções para contar-lhes sobre: "Curiosidades e Singularidades sobre o Setor de Base Florestal""Coletânea de Textos de Celso Foelkel""Relatos de Vida”, dentre outros e variados temas sobre o setor de base florestal, conforme a visão e a história relatada por Celso Foelkel.

Em 2015, foi criada uma seção denominada "Materiais de Conteúdo Técnico de Nossos Parceiros", cujo propósito tem sido trazer para conhecimento público interessantes novidades técnicas publicadas por ou sobre as empresas que patrocinam ou facilitam a geração e a difusão da PinusLetter. Já em 2016, criou-se uma seção denominada "Entrevistando Quem Sabe das Coisas" com a finalidade de apresentar diálogos com pessoas e representantes de entidades relevantes para o setor de base florestal.

Finalmente, de forma aleatória e muitas vezes por sugestões dos leitores, tivemos textos especiais, tipo coletâneas, revisões de literatura, entrevistas ou tutoriais, versando sobre tópicos de muito interesse acerca dos Pinus.

Convidamos a visitarem nossos arquivos de 2008/2016 e a acessarem, conforme o interesse de cada um, nossa produção técnica, a partir dos links apresentados nas seções que lhes estão sendo relatadas.

Seção - As Coníferas Ibero-Americanas

Pinus taeda

Pinus elliottii

Pinus oocarpa

Pinus tecunumanii

Pinus strobus

Pinus caribaea
e suas três variedades: caribaea, bahamensis e hondurensis

Pinus maximinoi

Pinus kesiya (P. insularis)

Pinus greggii

Pinus palustris

Pinus merkusii

Pinus echinata

Pinus patula

Pinus radiata

Araucaria angustifolia
- Curiosidades e Aspectos Taxonômicos

Sequoia sempervirens

• Pinus pinea (Pinheiro Manso)

Pinus pinaster (Pinheiro Bravo)

Pinus ponderosa

Pinus sylvestris


Pinheiro-do-Oregon (Pseudotsuga menziesii)

Araucaria araucana

Cunninghamia lanceolata (Pinheiro Chinês)

Cupressus lusitanica

Cryptomeria japonica

Podocarpus spp. (Pinheiro-bravo brasileiro)

Cupressus sempervirens

Thuja spp.

Pinus montezumae


Seção - Espécies de Importância Florestal para a Ibero-América

O Bambu: Características Gerais, Usos e Manejo

Casuarina equisetifolia

Plátano (Platanus spp.)

Paricá (Schizolobium amazonicum)

Álamos ou Choupos (Populus spp.)

Teca (Tectona grandis)

Seringueira (Hevea brasiliensis)


Seção - Referências Técnicas da Literatura Virtual - Grandes Autores sobre o Pinus

Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo

Dr. Jarbas Yukio Shimizu

Dr. Vitor Afonso Hoeflich

Dr. César Augusto Guimarães Finger

Dr. Umberto Klock

Dr. Vilmar Luciano Mattei


Professor Roberto Melo Sanhueza

Francisco J. N. Kronka; Francisco Bertolani; Reinaldo H. Ponce

Geraldo José Zenid

Dr. Antonio Rioyei Higa

Dra. Martha Andreia Brand

Dr. Edson Tadeu Iede

Professor Dr. José Otávio Brito

Dr. Celso Garcia Auer

Engenheiro Agrônomo Silvicultor Pieter Willem Prange

Professor Dr. Clóvis Roberto Haselein

Professor Dr. Francides Gomes da Silva Jr.

Dr. Robert Paul Kibblewhite

Dr. Carlos Alberto Hector Flechtmann

Dr. Mauro Valdir Schumacher

Engenheira Química M.Sc. Beatriz Vera Pozzi Redko

Engenheira Florestal M.Sc. Ivone Satsuki Namikawa

Professor Dr. Éverton Hillig

Professor Dr. Setsuo Iwakiri

Professora Dra. Kelly Cristine da Silva Rodrigues-Corrêa 

Professor Dr. Carlos Roberto Sanquetta

Engenheiro Florestal Francisco Bertolani 

Engenheiro Agrônomo Francisco José do Nascimento Kronka

Professor Doutor Sebastião do Amaral Machado

Professor Doutor Darci Alberto Gatto

Professora Doutora Margarida Tomé


Seção - Com a Palavra os Grandes Autores sobre o Pinus...

Por quê Pinus taeda L. no Altiplano de Santa Catarina?
pelo engº agrº silvicultor Pieter Willem Prange

Celulose de Bambu: uma Commodity em Potencial -
por Hans Jürgen Kleine

Os Pinus na Amazônia Brasileira
por Beatriz Vera Pozzi Redko

Os Pinus na Região Sul do Brasil
por Ivone Satsuki Namikawa

O Gênero Pinus no Brasil: Invasor, Injuriado ou Incompreendido?
por Éverton Hillig

A história da Freudenberg ou de como se fazer florestas de Pinus tropicais no Brasil
por Francisco Bertolani

Introdução e seleção de espécies e procedências de Pinus pelo Instituto Florestal de São Paulo
por Francisco José do Nascimento Kronka


Seção - Referências Técnicas da Literatura Virtual - Teses e Dissertações sobre o Pinus em Universidades da Ibero-América

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade de São Paulo (USP) & Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidad Nacional de Misiones (UNaM - Argentina)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Instituto de Florestas (IF)

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

UACH - Universidad Austral de Chile

UnB - Universidade de Brasília e UFLA - Universidade Federal de Lavras

Universidade Técnica de Lisboa (UTL) – Instituto Superior de Agronomia (ISA) – Portugal

Universidad de Chile - Universidade do Chile

Universidad del Bío Bío – Chile

UTAD – Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro – Portugal

Universidade Federal de Viçosa – Brasil - "Temas Celulósico-Papeleiros com Pinus e Eucalyptus relacionados à empresa Arauco - Chile"

Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Universidad de Talca - Chile

FURB - Universidade Regional de Blumenau



Seção - Referências Técnicas da Literatura Virtual - Artigos e Palestras sobre o Pinus de Relevantes Instituições de Estudos e Pesquisas a Nível Mundial

Laboratório Tecnológico do Uruguai - (LATU)

Council for Scientific and Industrial Research (CSIR) - África do Sul

Relatórios e Estudos elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Novo Livro sobre o Pinus editado pela Embrapa Florestas

PPT - Projeto Pinus Tropicais da ESALQ/USP e IPEF

Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) – Argentina

SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia


Seção - Referências Técnicas da Literatura Virtual – Garimpando Conhecimentos sobre o Pinus

Revista Cerne – UFLA – Universidade Federal de Lavras

RIF – Revista do Instituto Florestal – Instituto Florestal de São Paulo

Flor@m – Revista Floresta & Ambiente – Instituto de Florestas – UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Congressos Técnicos da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel

Revista Silvicultura – SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura

Revista Científica Eletrônica FAEF – Revista de Engenharia Florestal - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral -  Sociedade Cultural e Educacional de Garça

Revista Ciência da Madeira - UFPel – Universidade Federal de Pelotas

Jornadas Forestales de Entre Rios - INTA – Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária - Estação Experimental de Concórdia – Argentina

CORMA – Corporación Chilena de la Madera

Seção – Entrevistando Quem Sabe das Coisas

Revista Opiniões – Entrevista com William Domingues de Souza


Seção - Textos, Tutoriais e Coletâneas Especiais sobre Tópicos Relevantes acerca do Pinus


Cultivo e Reflorestamento com os Pinus

Plantando Pinus para Recuperação de Áreas Degradadas

Anatomia da Madeira do Pinus

Taxonomia do Gênero Pinus

Fabricação e Produção de Celulose Kraft de Pinus

Fototeca (Galeria de Fotos) do Pinus

Os Pinus e as Formigas Cortadeiras

Madeiras de Pinus para Painéis OSB ("Oriented Strand Board")

Combate à Mato-Competição em Povoamentos de Pinus

Fabricação e Produção de Chapas MDF a partir dos Pinus

Fabricação e Produção de Chapas MDP (Chapa de Partículas ou Aglomerado) a partir dos Pinus

Anéis de Crescimento e sua Importância para a Qualidade e Uso da Madeira do Pinus

"Edge Glued Panel" (Painel de Madeira Colado Lateralmente)

Mel de "Honeydew" de Pinus

Polímeros Hidroretentores ou Hidrogéis

Móveis de Pinus no Brasil

Produção e Uso do Composto de Casca de Pinus

Cogumelos Comestíveis Associados aos Pinus

Pinus como Árvore de Natal

Cogumelos Tóxicos Associados aos Pinus e Pináceas

Compensados de Madeira de Pinus

Sementes Comestíveis de Pinus

Fitonematóides nos Pinus

Aplicações Medicinais dos Pinus

Pinhões de Araucárias na Alimentação Humana

"Waferboard" de Pinus e Diferenças em Relação aos Painéis OSB

Araucaria angustifolia: Qualidade da sua Madeira

Utilização das Escamas dos Pinhões para Tratar Efluentes

Grimpa do Pinheiro-do-Paraná para Produção de Madeira Reconstituída

Repelentes para Insetos a partir de Extratos de Pinus

Nó de pinho (Nó de Araucária)

Compensado Sarrafeado de Pinus

Papelão Ondulado. Parte 1 - Definições, Histórico, Benefícios, Reciclagem e Mercados

Papelão Ondulado. Parte 2: Fabricação do Papelão e Acabamento de Embalagens

Papelão Ondulado. Parte 3: Propriedades do Papelão de Importância para seu Uso como Embalagens

Entomopatógenos no Controle de Formigas Cortadeiras, Importantes Pragas dos Pinus

Caixas e Palitos de Fósforo de Pinus

Serrarias Móveis ou Portáteis

Caixas de Madeira de Pinus para o Transporte de Frutas e de Hortaliças

Estudos sobre a Resina do Pinus

Artigos da Vida Diária Fabricados com Madeira dos Pinus

Mosaicos e Fragmentos Florestais: Importância para a Biodiversidade e Preservação Ambiental

Óleo de Pinho - Óleo Essencial do Pinheiro

Competpinus: Programa de Manejo Sustentável e Competitividade da Cadeia Produtiva do Pinus no RS

Matas Ciliares como APPs - Áreas de Preservação Permanente

Produtos de Serragem Residual da Madeira

Cinquenta Anos de Engenharia Florestal no Brasil

Trituradores e Picadores de Biomassa Florestal

Polpa Celulósica de Serragem de Madeira de Pinus

Uma Coletânea de Referências Técnicas sobre o Bambu como Matéria-Prima para a Fabricação de Celulose e Papel

Costaneiras de Pinus

Produtos de Fibrocimento Derivados de Fibras de Pinus

Carvão Ativo ou Ativado Derivado da Madeira do Pinus

Ocorrência e Obtenção de Taninos em Pinus

Produtos Isolantes para a Construção Civil com Base em Fibras e em Madeira de Pinus

Os Incêndios Florestais e os Pinus

Torrefação de Resíduos de Madeira de Pinus

Cercas Vivas a partir de Espécies de Coníferas

Bambu – Matéria-Prima para a Fabricação de Celulose e Papel

Hidrologia do Pinus – Uma coletânea de Artigos do Dr. Walter de Paula Lima

Kit do Pinus 2014

37º Fórum ANAVE - O Futuro e o Papel. Associação Nacional dos Profissionais de Venda de Celulose, Papel e Derivados

Bibliotecas Virtuais e Portais Científicos para o Setor de Base Florestal


Seção - Problemas e Desafios para o Pinus

O Defeito Rabo-de-Raposa-do-Pinus


Seção - Pragas e Doenças do Pinus

Pulgão-do-Pinus ou Pulgão-Gigante-do-Pinus

Gorgulho-do-Pinus

Escolitídeos em Pinus

Controle Biológico de Pragas em Florestas Plantadas de Pinus

Armillaria spp. - Armilariose em Pinus

Fungos que Depreciam a Qualidade da Madeira de Pinus

Seca dos Ponteiros dos Pinus Causada por Sphaeropsis sapinea

Podridão das Raízes dos Pinus


Seção - Curiosidades e Singularidades sobre o Setor de Base Florestal

Artesanato com Papel Jornal Reciclado

Móveis de Papelão

Brinquedos de Papel e Papelão


Seção - Coletânea de Textos de Celso Foelkel

Usando o Dinheiro nas Empresas

Inovação Tecnológica nas Empresas

Artigos de Opinião para a Revista Folha Informativa TECNICELPA – Portugal


Seção – Relatos de Vida de Celso Foelkel

• Todos os diversos e variados Relatos de Vida escritos por Celso Foelkel podem ser acessados no website da Grau Celsius no endereço apresentado logo abaixo. No momento, são mais de 40 relatos, que muito se relacionam com a história do setor de celulose e papel. Isso porque, nesse ano de 2017, Celso Foelkel estará completando 50 anos de dedicação à base florestal e ao setor de celulose e papel, com atuações nacionais e internacionais sendo relatadas com emoção e entusiasmo. Sugerimos conferir em:

http://www.celso-foelkel.com.br/relatos_vida.html


Seção – Materiais Técnicos de Nossos Parceiros

Edição 44

Edição 45


Seção – Contribuições dos Leitores

Edição 45 – Destacando o leitor Engenheiro Industrial Madeireiro Vinicius Munaldi Lube


Seção - Artigos Técnicos por Ester Foelkel e/ou Celso Foelkel


As Florestas Plantadas de Pinus e a Vespa-da-Madeira

As Micorrizas e o Pinus

Resinagem do Pinus

O Conceito de Espécies Invasivas ou Invasoras em Relação aos Pinus

A Madeira dos Pinus e sua Susceptibilidade ao Ataque por Cupins-de-Madeira-Seca e por Cupins Subterrâneos

Uso do GPS nas Plantações Florestais de Pinus

Aspectos Gerais da Produção de Mudas de Pinus

Aspectos Ambientais da Indústria Moveleira no Brasil

Tecnologias de Beneficiamento e Conservação de Sementes de Pinus

Produção de Páletes de Pinus

Produção de Sementes Geneticamente Melhoradas de Pinus

Casca de Pinus Carbonizada e suas Utilizações

As Plantações Florestais de Pinus e a Alelopatia

Poda, Desrama e Desbaste das Árvores de Pinus para Melhor Qualidade da Madeira

Defeitos Intrínsecos mais Comuns nas Toras e Madeiras sem Beneficiamento de Pinus

Principais Usos da Maravalha e Serragem da Madeira de Pinus

Defeitos mais Comuns nas Toras e Madeiras de Pinus durante o seu Beneficiamento

Serrapilheira de Pinus e a Ciclagem de Nutrientes no Ecossistema Florestal

"Tall oil" - Um Valioso Subproduto das Fábricas de Celulose Kraft de Pinus

Briquetes e Péletes de Madeira de Pinus para Geração de Energia

Propriedades Mecânicas da Madeira do Pinus

Fabricação de Lápis com a Madeira de Pinus

Produção Industrial de Terebintina de Pinus

Fraldas e Absorventes Íntimos Descartáveis Produzidos com Fibras Celulósicas do Pinus

Polpas ou Celuloses Tipo "Fluff"

Lignosulfonatos Obtidos a Partir da Lignina do Pinus

Embalagens Cartonadas Tipo Longa Vida

Sistemas Agroflorestais (SAF) Aplicados aos Pinus

Polpa Moldada

Laminação / Faqueamento da Madeira de Pinus

Papéis para Sacos Kraft de Embalagem com Alta Resistência Contendo Fibras Celulósicas de Pinus

Sacolas de Compras e Sacos de Papel Obtidos de Polpas Celulósicas de Pinus

Preservação da Madeira de Pinus

Danos e Formas de Controle de Formigas Cortadeiras em Áreas de Pinus

PAR - Pastas Celulósicas de Alto Rendimento a partir da Madeira do Pinus

Predadores do Pinus: a Herbivoria por Pequenos Mamíferos da Fauna Silvestre

Os Jornais, o Papel Jornal e as Fibras Celulósicas de Pinus

Propriedades de Qualidade do Papel Jornal

Reciclagem de Papéis Contendo Fibras Longas de Pinus

Embalagens Celulósicas Contendo Fibras de Pinus

Papel-Cartão e Fibras de Pinus

A Reciclagem de Embalagens Cartonadas do Tipo Longa Vida

Papéis Tissue para Finalidades Sanitárias Contendo Fibras Celulósicas de Pinus

Papéis para Filtros de Café Contendo Fibras Longas de Pinus

Quebra-Ventos, Barreiras ou Cortinas de Árvores

A Lignina do Pinus e o seu Potencial para as Biorrefinarias Integradas ao Setor de Celulose e Papel


Obrigado amigos pela sua presença nos websites da Grau Celsius e por sua leitura e navegação nos nossos textos e informativos sobre o Pinus. Eles são criados, desenhados e escritos para lhes serem úteis.

Fazemos isso com muito entusiasmo e enorme vocação porque acreditamos que os atos de educar e de somar/transferir conhecimentos são duas das melhores formas para se desenvolver a sociedade na busca da desejada sustentabilidade.



Organizações facilitadoras: